sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MOCOTÓ COM FEIJÃO BRANCO


MOCOTÓ COM FEIJÃO BRANCO

Ingredientes:
3 kg Mocotó cortado
500 Gramas Feijão Branco
500 Gramas Bacon Magro
300 Gramas Cenoura
350 Gramas Cebola ( 2 unidades Grandes)
40 Gramas Alho (8 Dentes)
1 Molho Cheiro Verde
150 Gramas Linguiça Calabresa
1 col. sopa Azeite
Qb Água
Qb. Sal
2 Folhas Louro
2 Un Limão

Pré-Preparo:
1- Mocotó: Lave bem o Mocotó, de Preferência com uma escovinha, ou na falta desta, lave MUITO BEM EM ÁGUA CORRENTE e esfregue c/ 1 limão. Deixe o mocotó já lavado de molho em água c/ limão por 1 hora (pelo menos) Lave novamente e coloque o Mocotó para ferver. Escorra a água e reserve.
2- Corte as linguiças em rodelas e depois em 4.
3-Corte o Bacon em quadradinhos pequenos.
4- Lave o cheiro verde e corte ele todo, inclusive os talinhos
5- Descasque e corte a cenoura em quadradinhos pequenos.
A retirada da casca da cenoura é opcional.
6- Corte 1 das cebolas em Brunoise (NOMENCLATURA BÁSICA) , a outra corte só descasque. Reserve ambas separadas. Amasse / soque / pique os dentes de alho.
7- Lave o Feijão e coloque de molho por 30 Minutos

Modo de Preparo:
1- Coloque o mocotó já aferventado na panela de pressão por pelo menos 2 horas, com o louro, a cebola inteira e metade do alho. e um pouquinho de sal (coloque bastante água !!!!!) Se sua panela de pressão for muito pequena, diminua a receita pela metade ou ainda :
Faça em duas partes ou deixe o mocotó ferver bastante (pelo menos 4 horas na panela normal e finalize na pressão. Quanto mais ela cozinhar, mais vai diminuir de tamanho.
2- Quando o Mocotó estiver literalmente desmanchando, escorra (reservando o caldo, com cebola cozida, só não esqueça de desprezar o louro), e retire o osso. (descarne o mocotó, com a mão mesmo ou c/ o auxílio de um garfo ou faca), só lembre que ele faz uma lambança.... Corte as partes maiores em quadrados pequenos.
3- Na panela de pressão, doure o bacon, e a linguiça na própria gordura, reserve, na mesma panela, com a gordura do bacon e da linguiça, acrescente o azeite e doure o alho e a cebola., acrescente o feijão junto com o caldo do mocotó, a cenoura cortada e uma pitada de sal, se necessário adicione um pouco mais de água .Deixe na pressão por 20 minutos ou até que esteja cozido.
4- Acrescente  o mocotó em pedaços, o bacon e a linguiça fritas e metade do cheiro verde. Deixe ferver por 5 minutos, mexendo sempre. Corrija o sal e finalize com o restante do cheiro verde picado.

Rendimento: 8 á 10 porções.
OBS:  Pode ser congelado.
Coloque em potinhos e congele, descongele por 1 minutinho no microondas. Para ficar mai saboroso, retempere c/ cebola e alho o caldinho na hora de comer, pois quando congelado, ele pode perder um pouco o gostinho de tempero.
Sirva C/ Arroz Branco ou Arroz Salsado


Fonte: http://tomilhoreceitas.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário