sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cassoulet de Feijão Branco e Lingüiça


 Cassoulet de Feijão Branco e Lingüiça

1 kg de feijão branco + água para cozinhar o feijão na panela de pressão
 1 colher de sopa de azeite
 400g de toucinho defumado cortado em pedaços médios
 800g de lingüiça portuguesa fatiada
 600g de lingüiça calabresa fatiada
 500g de paio fatiado
 água para aferventar os embutidos (linguiças e paio)
 3 cebolas grandes picadas
 8 dentes grandes de alho espremidos
 3 pitadas de pimenta do reino
 6 folhas grandes de louro
 1/2 de xícara de chá de coentro picado
 Sal a gosto (não usei)

 Cebolinha picada em rodelinhas e um ramo de alecrim para decorar o cassoulet na vasilha de servir.

Preparo:
 Em um panelão de 28x12cm, acrescente os embutidos (lingüiças e paio), adicione água até cobri-los em um dedo e ferva por 5 minutos. Escorra dentro de uma panela. RESERVE a água desta fervura. Lave a panela, ponha o azeite e frite o toucinho em fogo médio até soltar gordura; junte o alho e frite até dourar, adicione os embutidos (lingüiças e paio), frite bem. Retire metade da gordura e descarte-a. Ponha então a cebola e frite até ficar transparente. RESERVE.

 Coloque o feijão branco numa panela de pressão grande (de 8-10 litros) com três dedos de água cobrindo-o. Feche a panela e quando começar a chiar, marque 7 minutos. Apague o fogo, retire cuidadosamente a pressão com ajuda de um garfo levantando o pito ou pondo a panela debaixo da água fria da torneira.

 Ponha o feijão, a pimenta do reino, o louro e o coentro no panelão. Misture delicadamente. Prove o sal e acrescente um pouco da água reservada (da fervura dos embutidos), lembrando-se que ela é bem salgada. Tampe o panelão. À proporção que o caldo do panelão reduzir, acerte o sal pondo mais da água da fervura dos embutidos ou água sem sal, conforme o seu gosto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até o feijão ficar macio. Retire a tampa, faça a decoração e sirva na própria panela; se ela for bonita, é claro. Se você for como eu, que não tem nenhuma panela digna de ir à mesa, coloque numa travessa de feijão, decore e sirva. O gosto é exatamente o mesmo: divino!!!

Fonte:http://soreceitassimples.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário